Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Gramado - Serra Gaúcha

Gramado...



Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias.

Fica a 115 km de Porto Alegre.


...um pouquinho de história...

O nome da cidade está associado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros no fim do século XIX. Ao chegarem no topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso . Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.

A colonização é européia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora, pois o resultado dessas misturas pode ser encontrado ainda hoje, na culinária variada e na arquitetura do município.

As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.

O município de Gramado está no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três do Brasil. 


Grandes eventos deram visibilidade a Gramado, como: 

  • O Festival de Cinema concentra o cinema latino e brasileiro sendo o maior evento cinematográfico do país;

Kikito

  • O Natal Luz é outro exemplo do pioneirismo de Gramado na promoção de eventos, sendo um dos maiores eventos natalinos no mundo. O clima natalino vai de novembro a janeiro; 



  • Festa da Colônia apresenta a cultura típica alemã e italiana. 



Os Principais pontos turísticos são:

  • Pórtico (Entrada Via Taquara)
Localizado na entrada da cidade pela via Taquara, em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã.
Endereço: RS, 115


  • Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis)
Localizado na entrada de Gramado, sua construção é em estilo bávaro, visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973, além de ser uma bela construção, possui jardins bem cuidados e floridos, encantando os visitantes que sempre procuram, através da fotografia, obter uma lembrança de Gramado.
Endereço: RS, 235


  • Palácio dos Festivais – Cine Embaixador
Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta, média e longa metragem, que concorrem ao “Kikito”.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2697. Centro.
Sessões de Cinema: Sexta, Sábado, Domingo e Segunda às 20:30h (Durante Julho, todos os dias da semana) 


  • Rua Coberta
Cenário de eventos e apresentações, a Rua Coberta, que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista, principalmente em dias de chuva.
Endereço: Rua Madre Verônica. Centro.
Acesso livre. 


  • Igreja São Pedro
Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46 m de altura, inspira uma prece a São Pedro, o padroeiro.
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659. Centro.


  • Lago Negro
Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaléias no inverno e o azul das hortênsias no verão. Por toda sua margem existe um passeio florido, podendo-se andar a pé ou de bicicleta. Porém a maior atração fica por conta dos pedalinhos, que dão ao lago um alegre e movimentado colorido.
Endereço: Rua A. J. Renner
Horário de funcionamento: aberto 24h.
Pedalinhos: 8:30h às 19h
Duração do passeio: 20 minutos. 




  •  Largo da Borges
Galeria com conjunto de lojas, restaurante, cafeteria, livraria...com bela decoração localizada na Av. Borges de Medeiros, Centro.








  • Gastronomia
"Ponto turístico"  a parte, a culinária típica alemã e italiana atrai pelo sabor indiscutível com seu café colonial.E o chocolate é personagem principal!!!!







 * Para informações: Consulta ao site da Prefeitura de Gramado

Espero que tenham gostado do post! Claro que precisaria de mais e mais postagens para mostrar o quanto gosto dessa cidade e os lugares que faltaram...mas talvez um outro para breve!!! KKKK!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário