Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Look do dia

Look pra uma saidinha rápida de casa, pra fazer um lanche a tarde com uma passadinha no shopping! Como o dia estava chuvoso e fresquinho optei por uma blusa de manga longa, porém num tecido leve.



Coloquei meu coturno novo (comprei na Feira da Loucura por Sapatos) num tom marrom mais claro daquele do look anterior (um marrom café). O cano mais longo deixa a silhoueta mais alongada!

Adorei essa composição de cores com tons alaranjados e com acessórios na cor marrom. A pashmina marrom (que também adquiri na Feira da Loucura por Sapatos) ajuda a aquecer com mais estilo na meia estação.



BJKS! E ATÉ A PRÓXIMA!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Falando de Fotoproteção.


Raios Solares
O sol estimula a produção da vitamina D que impulsiona o sistema imunológico, dá energia e ânimo. Mas um pouco por dia é o suficiente! Por trás dos estragos causados pelo excesso de exposição solar ou falta de proteção está a radiação ultravioleta.


Os raios ultravioleta (UV) são responsáveis por 80% do envelhecimento precoce (manchas, rugas, flacidez...) e por triplicar o número de casos de câncer de pele nos últimos anos.  

Os raios solares possuem subdivisões. São eles:
  • UVA: são responsáveis por 95% de toda a radiação que atinge a Terra e incidem praticamente o dia todo. Bronzeiam superficialmente, mas contribuem para o envelhecimento precoce da pele (alteração das fibras de colágeno, elastina e formação de radicais livres) e câncer de pele (efeito acumulativo), induzido pela exposição solar prolongada, pois são mais longos e penetram profundamente na pele;
  • UVB: incidem com mais força entre 10 e 16h.  São mais intensos que os UVA mas são pouco longos e parcialmente absorvidos pela camada de ozônio, atingindo a pele superficialmente. Em excesso podem causar eritema (queimaduras solares), envelhecimento precoce e câncer de pele. No verão, em altas altitudes e em regiões próximas à linha do Equador (como o Brasil) possuem maior intensidade;
  • UVC: são os mais perigosos, mas são filtrados na Camada de Ozônio antes de entrarem em contato com a superfície terrestre. 



Essas radiações incidem de maneira mais forte no verão, que está chegando! Porém devemos nos proteger o ano todo, inclusive em dias de tempo encoberto, pois boa parte das radiações solares passa através das nuvens.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) há uma escala do índice ultravioleta (UV), capaz de agrupar intensidades da radiação UV sobre a Terra:



FPS e Filtros Solares
O FPS (Fator de Proteção Solar) indica quanto tempo podemos ficar expostos ao sol com segurança, comparado ao tempo sem nenhum tipo de proteção. Por exemplo: FPS 8 significa que podemos nos expor por um período 8 vezes maior do que se não estivéssemos usando proteção. Mede a proteção contra os raios UVB, mas não mede contra os raios UVA. O fator mínimo recomendado para uma proteção adequada é o FPS 15.



O primeiro protetor solar disponibilizado comercialmente surgiu em 1928, nos Estados Unidos. Porém, durante muito tempo pouca ou nenhuma atenção foi dada aos agentes fotoprotetores. Apenas em 1943, um filtro químico, o PABA (ácido para-aminobenzoico) foi patenteado como primeiro filtro solar estabelecido. No entanto foi na década de 1970 que ocorreu a popularização dos agentes fotoprotetores, primeiramente do tipo UVB. Os filtros protetores para UVA surgiram na década de 1980 e 1990, com os filtros físicos: dióxido de titânio e óxido de zinco, respectivamente.

O protetor solar é um produto destinado a bloquear o sol e proteger ou abrigar as células da pele contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, dentre os mais importantes deles: a queimadura solar e o câncer de pele. Essas medicações de uso local apresentam diversas formulações diferentes que contêm produtos e ingredientes que são capazes de reduzir os efeitos danosos da radiação solar.

Os mecanismos básicos através dos quais essas substâncias agem são: reflexão, dispersão e absorção da luz ultravioleta. Além disso, podem ser classificados em filtros físicos e químicos que funcionam de formas diferentes.



Tipos de filtros solares:

  • Filtros físicos (inorgânicos): são os bloqueadores solares, formados por substâncias refletoras ou absorvedoras da radiação solar. Partículas derivadas de metais, ou óxidos metálicos, atuam através de mecanismos ópticos, refletindo ou dispersando os raios solares. Exemplos: o óxido de zinco e dióxido de titânio. Estão disponíveis também em nanopartículas, o que confere uma coloração mais discreta do que a das formulações anteriores, que deixavam a pele com aspecto esbranquiçado ou acobreado. São associados aos filtros químicos ou orgânicos para uma melhor cobertura em relação ao espectro de raios ultravioleta. Vantagens: são mais estáveis e pouco penetram a pele, ideais para pessoas alérgicas e/ou com sensibilidade cutânea elevada.

  • Filtros químicos: são os protetores solares, formados por substâncias derivadas do ácido para-aminobenzoico, benzoferona, ácido cinâmico, gálico, cânfora, cumarínicos. Suas moléculas absorvem a radiação ultravioleta antes dela penetrar na pele. De acordo com a faixa que cada molécula atua, o filtro será considerado um filtro solar de amplo espectro (atua na faixa do UVA e UVB) ou exclusivo UVA ou UVB. Os filtros solares comercializados contêm mais de uma molécula para atuarem em uma faixa mais ampla. Porém, em relação aos filtros físicos, possuem uma menor estabilidade, pois "saturam" a sua capacidade de absorver energia ao longo do tempo, necessitando reaplicações frequentes, no caso de exposição prolongada. Além disso, esse filtro solar pode penetrar a pele e reagir com ela, levando a reações alérgicas e fotoalérgicas (deflagradas pelo próprio sol).
A associação entre filtros solares químicos e físicos aumenta o FPS e reduz a irritação, pois desta forma pode-se reduzir a quantidade das substâncias utilizadas.

Indicações
Os filtros físicos são os mais adequados para gestantes e crianças, pessoas com alergia prévia a filtros solares e aqueles de pele sensível ou sensibilizada por procedimentos dermatológicos.

Para pessoas que não tenham esse tipo de restrição ou que apresentem doenças cutâneas tais como: câncer de pele prévio, urticária solar, lúpus, manchas de pele e pele muito clara, que sofre com queimaduras solares, o filtro solar de amplo espectro pode ser mais indicado, e os filtros químicos, associados ou não aos físicos, são uma alternativa mais interessante. Pacientes com pele morena, ou extremamente oleosa, se beneficiam dos filtros químicos, sendo que, nesses últimos, podemos optar por uma associação dessas substâncias com ingredientes que absorvem oleosidade, sem comprometimento da ação fotoprotetora. 

Com relação as crianças, até os 6 meses deve-se evitar a exposição ao sol. A partir dessa idade deve-se usar filtros solares específicos e demais orientações de proteção.



A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas quando houver exposição ao sol: uso de barracas/guarda-sol, óculos escuros, chapéus/bonés, camisetas, além do protetor solar. Também devemos evitar a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta (UV). As de nylon deixam passar 95% dos raios  UV. Cuidados com os reflexos da areia ou da neve. Aplicar o protetor generosamente e renovar sua aplicação regularmente.


"A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20, mas é da sua competência e responsabilidade merecer o rosto que tiver aos 50."

Coco Chanel

BJKS!

Fonte: Fotos e ilustrações da internet

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Look do dia!

Look para curtir o último dia da Feira da Loucura por Sapatos (logo, logo um post sobre as tendências e comprinhas nesta Feira!)

Como já deu pra perceber adoro uma terceira peça, como coletes! Eles substituem os casacos e jaquetas, aquecem na medida certa e dão um  toque a mais nas produções de meia estação. Tenho vários...(jeans, pele, couro fake,... de vários materiais).

Neste look optei pelo colete de shantung, um tecido que surgiu na China e é feito com fios de seda, possui um aspecto brilhante e textura irregular o que quebrou o peso do coturno (que também amo e tenho vários!!!) marrom café. Estou numa fase que não abro mão do conforto, ainda mais para fazer programas mais longos ou com as crianças!

E por falar em conforto escolhi minha jegging (legging em jeans) num tom azul lindo que contrastou bem com o marrom dos acessórios.



Detalhes da jegging e do coturno. Neste caso usei com o cano do coturno alongado pra cima, mas esse modelo tem a opção de dobrá-lo destacando a estampa de bicho (animal print).
 


Fotos: Eduardo
Nos acessórios optei por uma bolsa tiracolo (fácil de carregar na transversal para as comprinhas, kkkk, mãos livres sempre!) marrom com a tendência da estação, as franjas.

 

O bracelete é delicado e os anéis de diversos tamanhos. E o brincão lindo de tassel em forma de leque marrom (suuuper em alta!)





BJKS!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Receita deliciosa e divertida para o Dia das Crianças!



por Virgínia Wietholter Rodrigues


Uma receita para as crianças, para fazer no Halloween ou em festinhas. O pudim instantâneo leva uma camada de biscoitos esmigalhados para parecer terra e as gomas são as minhocas. Simples e fácil!

Tempo de Preparação: 20 minutos

INGREDIENTES

  • 12 biscoitos de chocolate recheados;
  • 85 gramas de pudim em pó instantâneo de chocolate;
  • 500 ml de leite;
  • 85 gramas de gomas em formato de minhocas.

PASSOS


Triture os biscoitos (no liquidificador um coloque em um saco de plástico, feche e bata com um rolo).

Misture o pudim em pó com o leite e mexa por 2 minutos sem parar.

Coloque 1/3 dos biscoitos numa tigela, despeje o pudim por cima, alise a superfície e cubra com o resto dos biscoitos.

Decore com as gomas por cima, algumas enfiadas pela metade no pudim, etc.

Leve à geladeira até servir.


 BOM APETITE!
E
 FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Look de domingo!

Meu look de domingo: almoçar com a família, votar e fazer comprinhas na Feira da loucura por sapatos na   FENAC em Novo Hamburgo! Ufa!


Para tantos compromissos programas diferentes nesse domingão optei por um calçado suuuuuper confortável: O COTURNO! Virei fã! Comprei na edição outono/inverno da Feira! Post Aqui.




E sabendo que voltaria mais tarde para casa escolhi uma terceira peça, que além de me aquecer sem dar calorão ou ter que segurar nas mãos (fazer comprinhas exige esforço e mãos sempre disponíveis, não é mesmo? Kkkkkk!) daria um toque mais delicado e feminino ao look com o coturno, que foi o colete fru-fru (cheio de babados)! 



A blusa com gola V e manga 3/4 (tava quente, mas nem tanto) em animal print (amooooo!) nas tonalidades preta, branca e azul escuro. A calça legging pretinha básica (sempre confortável!)


Os acessórios: Brincão lindo de tassel em leque super em alta! Alianças entrelaçadas (3) de dedão  e anel duplo de cruz que amoooo! Tudo em tom prateado.








BJKS!